12/08/2014 - Pato Fu se apresenta pela primeira vez em Ituiutaba

Contagem regressiva para o evento mais esperado do mês. O projeto Diversão e Arte, que conta com o patrocínio da Algar Telecom por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, acontece durante uma semana - de 19 a 24 de agosto - em Ituiutaba.

De terça a sexta-feira, acontecem as Contações de Histórias, onde a Trupe de Truões apresenta o espetáculo “Boitatá” em 16 escolas da cidade.  Já no sábado, dia 23, a partir das 20h, Pato Fu promete lotar a praça Cônego Ângelo com o show “Música de brinquedo”, realizado pela primeira vez em Ituiutaba.

Há 22 anos na estrada, a banda mineira inova trazendo um show onde os brinquedos são os instrumentos principais. “O Pato Fu sempre levou a sério um questionamento e pagou pra ver. Dessa vez a pergunta foi: e se gravássemos um disco inteiro só usando instrumentos de brinquedo? Não um disco de música infantil, mas um disco de música ‘normal’ filtrada por essa sonoridade”, afirma um dos integrantes da banda, John Ulhoa.

A coincidência de que quase todos os músicos da banda, além dos amigos próximos, viraram pais nos últimos anos fez com que a ideia surgida anteriormente tomasse forma.

A primeira canção gravada utilizando brinquedos em sua composição foi “Primavera”, (2009). “Ficamos muito empolgados, e nos questionamos: ‘por que não pensamos nisso antes? ’. Registramos em vídeo o processo, fizemos uma rápida edição pra mostrar pra alguns amigos. O efeito ‘sorriso estampado’ que tínhamos na nossa cara apareceu instantaneamente na face das outras pessoas também. Chegamos à conclusão que não estávamos ficando loucos”, lembrou John.

Sobre o show e a banda

O “Música de Brinquedo” é uma produção onde criatividade, inovação e talentos contagiam o público. São clarinetes, teclados eletrônicos, miniaturas de instrumentos, apitos, realejos, caixinhas de músicas e outros objetos que com a doce voz de Fernanda Takai, criam harmonias para canções como My Girls, Live And Let Die, Primavera, Sonífera Ilha e outras.

Pato Fu é composta por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo. Com seu estilo pop alternativo, a banda conquistou seu espaço dentro e fora do Brasil por seu perfil inovador e divertido nos shows. Resultado disso é o décimo álbum, o Música de Brinquedo, lançado em 2010, que surgiu em meio ao contexto dos integrantes quando se tornaram pais e mães.

Cercados de brinquedos e instrumentos musicais infantis, os músicos da banda tiveram aguçada a curiosidade de fazer música a partir daqueles sons. A ideia não era de fazer música infantil, mas usar da sonoridade infantil dos brinquedos para interpretarem canções clássicas. Desde então, surgiu o Música de Brinquedo, que originou projetos como dois CDS, um DVD com participação do Giramundo e shows pelo Brasil.