07/08/2014 - Trupe de Truões é atração das “Contações de Histórias” do projeto Diversão e Arte em Ituiutaba

O “Diversão e Arte: Música para crianças de todas as idades”, projeto que conta com o patrocínio da Algar Telecom, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, desembarca em Ituiutaba com dois grandes shows: Pato Fu e Grupo EMCANTAR, nos dias 23 e 24 de agosto, respectivamente.

Durante a semana que antecede o evento, o Grupo de Teatro Trupe de Truões, de Uberlândia, ficou responsável por dar um toque ainda mais lúdico no dia de jovens e crianças de 16 escolas da cidade, selecionadas para receberem as “Contações de Histórias”. “Além de utilizarmos personagens típicos de nossa região durante nossa encenação, aproveitamos os diálogos com o Teatro de Animação. Pela primeira vez estaremos em cena com um boneco semelhante ao dragão chinês, o grande Boitatá, personagem principal da peça. Ele será manipulado pelas crianças, que juntamente com os atores darão vida à lenda”, conta Ronan Vaz, coordenador e produtor da Trupe.

O intuito do Diversão e Arte é circular a nova produção musical relacionada com o universo infantil visando unir o público familiar em um evento que propicie diversão para os pequenos e adultos.  "A Contação de Histórias é uma atividade importante, pois é uma forma de ampliar as ações do projeto e aproveitar para convidar as crianças a estarem presentes no evento", explica Marco Túlio Morais, coordenador do projeto.

A Contação de Histórias é uma linguagem universal para comunicar valores e princípios, bem como influenciar o homem em suas relações sociais, culturais e intelectuais. Em todos os estágios da vida, a contação de histórias se faz presente. "Para as crianças este é o mecanismo de conexão com o mundo real”, explica Ronan.

Sobre o espetáculo

Mais de duas mil crianças e adolescentes assistirão apresentação de “Boitatá”. A peça conta a história de dois amigos, Sr. Antônio e Sr. Quinca, que estão voltando de uma pescaria quando percebem fumaça e fogo na vegetação. Logo, suspeitam que Sr. Jorginho, o dono da fazenda, teriam colocado fogo na mata novamente. “Enquanto discutem sobre o perigo do desmatamento, eis que são surpreendidos pelo Boitatá, uma cobra de fogo, de corpo iluminado que surge para proteger a mata e os animais toda vez que alguém desrespeita a natureza. Os personagens, pescadores, narram essa lenda do Boitatá em meio a jogos e brincadeiras numa divertida interação com o público”, acrescenta Laís Batista, atriz e gestora ponto de cultura da Trupe de Truões.

"Este tema é bem atual e aderente à visão de sustentabilidade de nosso patrocinador, a Algar Telecom, que busca influenciar pessoas a agir pelo futuro", reforça Marcelo Mamede, coordenador de produção do Diversão e Arte. 

Sobre a Trupe de Truões

A Associação Trupe de Truões é fruto da união do diretor Paulo Merisio, com um grupo de egressos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia, em 2002. Desde então desenvolve projetos de montagem aliados à pesquisa e aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador e formação de artistas e gestores culturais em sua cidade sede e região. 

No gênero infantojuvenil tem investigado as possibilidades de narração em cena, a resignificação do corpo do ator, além de teatro de animação. Nas últimas montagens, tem ampliado seu olhar para os temas abordados nos espetáculos, a partir de reflexões realizadas em grupo estimuladas pela participação do diretor Paulo Merisio - nas Oficinas de Temas Tabus no Teatro para Crianças e Jovens, oferecidas pela ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro Infantojuvenil) e realizada na Venezuela (2008) e em Cuba (2009), e de Ricardo Augusto (ator do grupo), no Uruguai (2013). 

O projeto propõe-se em beneficiar diretamente jovens de escolas públicas, capacitando-os para atuação no universo teatral infantil, por meio de realização de oficinas teatrais regulares, ensaios, apresentações de cenas e espetáculos, integrando atividades realizadas pelo grupo, como oficinas, seminários, mostras, temporadas e festivais.

O Diversão e Arte: Música para Crianças de Todas as Idades é patrocinado pela Algar Telecom, por intermédio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com realização da Moinho Cultural e apoio da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Ituiutaba. Para obter mais informações como curiosidades e outros detalhes do evento, os interessados podem acessar o site www.diversao.art.br e também acompanhar a página do projeto no Facebook: www.facebook.com.br/projetodiversaoearte. Todas as atividades do projeto são gratuitas.


Contações de Histórias nas Escolas
"Boitatá"
Grupo Trupe de Truões (Uberlândia-MG)
Elenco: Amanda Barbosa, Thiago Di Guerra, Wesley Nunes
Produção: Ronan Vaz e Laís Batista
Direção: Welerson Filho.